Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NPOR

Acessos: 13752

Histórico do NPOR/63º BI

O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do 63º Batalhão de Infantaria, "Batalhão Fernando Machado" foi criado através do Aviso Nr 2342, de 11 de setembro de 1942 e instrução baixada pelo Exmo Sr Comandante da 5ªRM/DE, em 24 do mesmo mês. As atividades do Núcleo tiveram início no dia 15 de outubro de 1942 e em 16 de abril de 1944, foram declarados 14 Aspirantes-a-Oficial R/2, tendo por denominação "Turma Duque de Caxias" e em 06 de agosto de 1944 foram declarados 17 Aspirantes-a-Oficial R/2, tendo por denominação "Turma Fernando Machado".

No ano de 1945 foram declarados 20 Aspirantes-a-Oficial R/2, sendo que o NPOR provisoriamente encerrou suas atividades por falta de candidatos. Na década de 60 o NPOR voltou a funcionar e formou, em 09 de agosto de 1964, 26 Aspirantes a Oficial R/2. Esta foi a única turma formada nesta década, tendo o NPOR voltado à atividade somente nos anos 70.

Em fevereiro de 1973, foram novamente reiniciadas as atividades do NPOR, tendo sido declarados, em 15 de dezembro de 1973, 17 Aspirantes-a-Oficial R/2, com denominação de "Turma Santos Dumont". A partir de então, o Núcleo não sofreu mais nenhuma interrupção em seu trabalho de formar, anualmente, uma turma de Aspirantes-a-Oficial da Reserva prontos para defender a soberania nacional se preciso for.

"Aqui aprende-se a amar e a defender a pátria."



Como ingressar no NPOR

No ano em que o cidadão brasileiro completar 18 anos, ele deve efetuar seu alistamento militar. O alistamento é realizado durante o período de 1º de janeiro a 30 de junho, acessando o site alistamento.eb.mil.br ou comparecendo à Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência. Na ocasião, o jovem deverá portar:
-Certidão de Nascimento (original);
-Uma foto 3x4;
-Comprovante de residência;
-Ser considerado apto "A" sem restrição, na Comissão de Seleção (CS) Geral.

1ª Etapa

O processo de seleção para ingresso no NPOR é dividido em etapas. Os candidatos devem atender, inicialmente aos seguintes requisitos:
-Ter realizado o alistamento militar inicial na Junta de Serviço Militar (JSM) ou pelo Site
alistamento.eb.mil.br;
-Estar matriculado no 3º ano do ensino médio, ter concluído o ensino médio ou ser universitário;
-Residir em Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu ou nos municípios tributários.

2ª Etapa

- Após apresentação do candidato no 63º BI, nas datas determinadas por ocasião do alistamento militar, ser considerado apto nas Inspeções de Saúde Médica e Odontológica.

3ª Etapa

- Ao candidato que tiver sido aprovado nas revisões Médicas e Odontológicas ser considerado “APTO” no Exame de Aptidão Física por ter alcançado os seguintes índices:

Corrida 12 min

Abdominal

Flexão de Braços

Índice

2000 m

20

12

Obs: Exercício de Barra em caráter informativo.

4ª Etapa

-Ser considerado “APTO” e, posteriormente, indicado pela Comissão Especial de Seleção, composta por militares do NPOR e subordinada à 5ª RM, conforme legislação vigente.

5ª Etapa

- Realizar uma entrevista.

6ª Etapa

Aos candidatos aprovados nas etapas anteriores, realizar um Exame intelectual, constituido de:
-Uma redação (Peso 1);
-Uma prova objetiva (Matemática, Português, Geografia e História), nível 3º ano do ensino médio (Peso 2).

 

Informações sobre o Curso de Formação para Oficiais da Reserva

Período de instrução: As instruções são ministradas no período da manhã, durante aproximadamente 10 (dez) meses, e durante as férias universitárias do meio do ano, essas instruções transcorrem também à tarde (o objetivo deste regime de trabalho é motivar o Aluno para que também obtenha o melhor rendimento em seu respectivo curso do ensino universitário).

registrado em:
Fim do conteúdo da página